4 benefícios de participar de uma comunidade de inovação

Uma comunidade é formada por um grupo de pessoas imensamente entusiasmadas com uma inovação específica, que se unem para trocar técnicas e experiências. Dentro desses ambientes seguros, os membros compartilham paixões e atacam problemas. 

Uma comunidade permite, também, que os membros desenvolvam criatividade,  imaginação e o pensamento original, possibilitando que as pessoas levem os aprendizados para suas empresas e outras esferas da vida. 

As comunidades estão empoderadas para realizar tarefas de alcance e escala bem maiores do que jamais foi visto na história.”

Citação do livro Oportunidades Exponenciais 

Sendo assim, as pessoas participam de comunidades pelas ideias e permanecem pelas emoções. A meta de todo grupo é o pertencimento. No livro Oportunidades Exponenciais, Peter H. Diamandis e Steven Kotler afirmam que, hoje, é possível criar estruturas colaborativas que seriam impensáveis apenas uma década atrás.

As comunidades de inovação, por sua vez, são formadas por pessoas que querem trocar aprendizados sobre um determinado tema, promover a inovação dentro das suas empresas e co-criarem soluções para os problemas que enfrentam. 

Existem comunidades de inovação em diferentes formatos: 

  • Comunidades promovidas por agentes do ecossistema
  • Comunidades dentro de organizações, formada pelos próprios colaboradores
  • Comunidades que organizações promovem para seus clientes 
  • Comunidades que se encontram em eventos 

Um dos princípios de uma comunidade é ser formada por pessoas com diferentes históricos, perspectivas e expertises. Afinal, sem diversidade não há inovação. Juntas, essas pessoas conseguem cocriar soluções inimagináveis para os seus desafios. 

Estive envolvida com comunidades com toda minha carreira e elas continuam a me surpreender. Depois que uma comunidade ganha impulso, começa a gerar ideias próprias absolutamente estonteantes. Segue em direções que você nunca pensaria. Isso acontece tão regularmente que você pode até contar com isso. Por isso são instrumentos poderosos para enfrentar desafios ousados. A comunidade molda o caminho e acelera o processo. É uma quantidade chocante de alavancagem.

_ Gina Bianchini, investidora, para o livro  Oportunidades Exponenciais 

Por que participar de uma comunidade de inovação?

Propósito

O que une as pessoas em uma comunidade é o propósito, o que vai sustentar a comunidade a longo prazo. É como o propósito das empresas, o fator crucial para a alavancagem organizacional. 

Através do propósito, as pessoas e organizações sabem aonde desejam chegar e encontram energia para atravessar a jornada.

Colaboração

Dentro de uma comunidade, as pessoas se juntam para criarem soluções criativas e inovadoras para os seus desafios enquanto indivíduo, organização e até sociedade. Chamamos isso de cocriação, uma das principais características destes grupos. 

O compartilhamento de experiências enriquece o repertório de cada um da comunidade. Vivemos um momento muito único e sem benchmark no conceito de inovação e conexões com o ecossistema, desta forma, o aprendizado de um pode ser o melhor resultado de outro.

Marie Timoner , da Oracle, membra do Corporate Hub

Conexão

As comunidades promovem conexões tanto entre pessoas diferentes para solucionar problemas e trocar aprendizados, como para se conectarem com outros players do ecossistema, como organizações, scale-ups, hubs, universidades e grupos de pesquisa. 

Troca peer to peer 

A melhor forma de aprender é conversando com quem vive, na prática, os mesmos desafios que você. Dentro das comunidades, as pessoas se sentem seguras para compartilhar suas dores e encontrarem soluções, em cocriação.

A participação em um hub do ecossistema oferece uma possibilidade de trocas com outros parceiros que tem desafios similares; exposição da marca perante às outras empresas e ao ecossistema, mostrando que a corporação tem iniciativas voltadas para a inovação; e construção de um ecossistema em conjunto. É um ambiente de colaboração, aprendizado contínuo e networking.

Alvaro Rodriguez, Suzano, membro do Corporate Hub

Uma comunidade de inovação na prática

Corporate Hub é a comunidade da Endeavor, exclusiva para formar corporações preparadas para se relacionarem com as scale-ups. Para isso, além das trocas peer-to-peer e das mentorias coletivas para os heads de inovação, o C-Hub oferece uma plataforma de matchmaking exclusiva que mapeia e conecta as corporações com mais de 600 scale-ups já aceleradas pela Endeavor.

Acreditamos que, quanto mais iniciativas de inovação e conexão se multiplicam no ecossistema, mais rápido vamos disseminar uma cultura colaborativa entre empreendedores e grandes empresas. comunidade

Registro de um encontro do C-Hub – foto tirada antes da pandemia.

Foi dentro do Corporate Hub que a Oracle encontrou a Airfluencers que, por sua vez, se tornou sua cliente e também ofereceu seus serviços à HOPE, uma dos 430 mil clientes do ecossistema Oracle.