Lições de produtividade com o Olist FOnte: ENDEAVOR

Esse material faz parte de uma série de conteúdos lançados pela Endeavor para ajudar empreendedores a navegarem pela crise. Neste artigo, compartilhamos aprendizados de produtividade que tivemos com o time do Olist. 

Cada um de nós, do lugar em que está, com os recursos que tem, pode contribuir para ajudar os outros a crescer. Isso é o que chamamos aqui na Endeavor de give back, que é o nosso efeito multiplicador, o potencial exponencial de uma scale-up em gerar impacto.

Esse é um valor de toda a nossa rede: o Olist tem 100% do seu time de tecnologia trabalhando remotamente há algum tempo e, por serem experientes, compartilharam com a gente o seu playbook de comunicação e gestão de times distribuídos. Além disso, contamos com a participação ilustre do CTO, Cristian Medeiros, em um Office Hours – momento em que o time Endeavor se reúne para trocar conhecimento – para tirar nossas dúvidas. 

E, como a gente imagina que a adaptação para o trabalho remoto é desafiadora para várias pessoas e empresas, resolvemos dividir com vocês todos esses aprendizados para melhorar sua produtividade. Confira! 

Como garantir a produtividade com o time distribuído

Primeiramente, é preciso ter em mente que remoto não é sobre onde se trabalha. É como se trabalha. Tudo começa com a mudança de mindset, é um novo modelo de trabalho que só funciona nessa situação e com processos e combinados bem definidos. 

Um ponto muito importante é a comunicação, que pode ser o maior gargalo desse processo. Por isso, é preciso ter em mente que não existe excesso de comunicação: fale muito, o tempo todo. Seja presente. Molde a informação no formato que permita que chegue onde e em quem precisa. 

Hacks de como comunicar de forma assertiva 

  • Filtre sua mensagem para que ela seja essencial e que possa expandi-la depois. 
  • Esteja presente no momento.
  • Sempre deixe a câmera aberta.
  • O microfone precisa estar fechado enquanto outra pessoa fala.
  • Aguarde a conclusão do raciocínio de quem está falando antes de abrir o microfone.
  • Classifique o que é urgente ou não.
  • Nem tudo precisa de uma call.
  • Não passe a mensagem picada. Seja direto e mande a mensagem inteira. 
  • As reuniões precisam de atas, tópicos e bullets. 
  • Algumas reuniões podem ser mais produtivas se durar 20 minutos do que 1 hora.

Tenha em mente: poucos dias são suficientes para mostrar se o modelo está funcionando ou se precisa de alguma adaptação. Faça isso rápido e com agilidade!

Uma organização distribuída de sucesso é aquela que consegue compreender e superar os desafios dessa realidade.