O que diversidade significa para a NeoAssist

Para a NeoAssist, diversidade significa diminuir os problemas estruturais da sociedade, ao mesmo tempo em que melhora seu produto e serviço. Confira as boas práticas de diversidade e inclusão da scale-up. 

A NeoAssist é uma empresa que existe para melhorar o atendimento ao cliente no Brasil. 

E para alcançar esse objetivo é necessário compreender a importância dos relacionamentos verdadeiros, essenciais para construir uma ótima relação com o time, clientes e consumidores e consumidoras finais.

Para os Empreendedores Endeavor Albert Deweik e Roy Nasser, um bom relacionamento também é sobre reunir e trazer para perto quem é diferente da gente. Por isso que, desde 2018, o pilar da diversidade está no dia a dia de todo o time da scale-up. 

Em 2018, começamos a falar de diversidade através de iniciativas do nosso time. Eu não tinha muito conhecimento, mas comecei a estudar e entendi a importância no contexto social e corporativo. Vi que, como empresa e empreendedor, temos uma grande responsabilidade social. 

E é isso que fazemos desde então: procuramos, de alguma forma, ter uma empresa mais diversa e inclusiva para melhorar nossos produtos, serviços, relações entre pessoas e, também, diminuir os problemas do Brasil.” — Albert Deweik, Empreendedor Endeavor e fundador da NeoAssist

As primeiras ações

Como primeiro passo, a NeoAssist realizou pesquisas internas e externas para estruturar ações concretas, duradouras e baseadas em metas. 

Neste começo, o time decidiu focar em três grupos sub-representados socialmente: Comunidade LGBTQIA+, Mulheres e Pessoas Negras. Isso porque são pouco representados no mercado, tanto em cargos iniciais quanto em altas lideranças.

Depois disso, o Programa de Diversidade foi criado para começar a jornada de transformar a NeoAssist em uma empresa mais diversa e inclusiva.

Iniciativas de Diversidade e Inclusão

Coletivo Mergulhar

O Coletivo Mergulhar é o Comitê de Diversidade da NeoAssist, formado por um público misto, de todas as áreas, e com pessoas de todos os recortes selecionados.

O Comitê tem três focos:

  • – Atração, para políticas de recrutamento;
  • – Retenção, para o desenvolvimento de políticas e ações que garantem o bem estar de todas e todos colaboradores;
  • – Liderança inclusiva, para garantir que todas as pessoas tenham oportunidades de se tornarem líderes.

Todas as ações do Coletivo são baseadas em objetivos chave e contam com métricas de acompanhamento. 

Atração

Um dos maiores desafios para as empresas se tornarem mais diversas e inclusivas está na seleção de pessoas de grupos sub-representados. Para lidar com isso, a NeoAssist fez diversas parcerias com organizações sociais que ajudam no recrutamento. São elas:

Retenção 

O trabalho de retenção está focado na criação e manutenção de espaços inclusivos e seguros para todo o time da NeoAssist. Entre as ações, estão:

  • – Política de Diversidade, que posiciona a NeoAssist, explicitando o que diversidade significa para a empresa.
  • – Manual de linguagem neutra, material criado para garantir que a comunicação da scale-up seja para todas, todos e todes. 

Liderança inclusiva 

A base do trabalho de liderança inclusiva é educação, treinamento e formação

Por isso,  as ações começaram com atividades educativas para o próprio Comitê, que fez mentorias com Ana Bavon e Ana Minuto. Depois disso, entenderam a importância de criar um projeto de auto-liderança para elevar pessoas aos cargos mais altos da empresa. 

Além disso, também passaram a trabalhar a liderança inclusiva com o quadro de lideranças atual da NeoAssist para garantir que todas as pessoas do time sejam tratadas com equidade e, também, para que todos e todas se sintam seguras e inspiradas.

Esses projetos são o ponto de partida do Coletivo Mergulhar. Com o tempo,  temos como objetivo expandir nosso alcance para mais recortes minoritários para que a NeoAssist se torne um espaço plural e que abrace muitas formas de diversidade.” — Albert Deweik

Diversidade significa impacto: resultados alcançados

Em três anos de atuação em diversidade e inclusão a NeoAssist mudou muito. 

A scale-up teve um aumento de 14,4% na representatividade de mulheres e, hoje, elas representam 45,4% das pessoas colaboradoras. 7,02% foi o aumento da representatividade de pessoas negras e 22,7% do time declarou fazer parte da comunidade LGBTQIA+. Além disso, a NeoAssist tem, pela primeira vez, a representatividade de 3,03% de pessoas trans.

Com as ações, nós mudamos completamente o perfil da empresa. A composição do time mudou e isso traz mais inovação e criatividade para a NeoAssist.” — Albert Deweik

O que fez dar certo?

Engajamento da liderança

Mesmo não tendo começado como um projeto de líderes da NeoAssist, a liderança comprou a ideia e ajudou tanto no desenvolvimento das ações, quanto no exemplo para toda a empresa. 

Ações educativas

Quando começamos a falar sobre diversidade e inclusão, eu falava que não era preconceituoso e achava que era suficiente. Mas, é aquela máxima: não adianta falar que não é preconceituoso, mas você tem que lutar contra. E nós, empreendedores e empreendedoras, temos poderosas ferramentas para amplificar a luta.” — Albert Deweik

Diversidade significa melhorar o nosso país. E é isso que a NeoAssist vem fazendo desde 2018. Com as ações de diversidade e inclusão, não só o produto e o serviço melhoram, também ajudamos a desenvolver o Brasil.