O início de uma grande jornada em Diversidade & Inclusão

Diversidade & Inclusão, na I.Systems, chegou como interesse dos nossos colaboradores e colaboradoras em 2018. De forma orgânica, um grupo se formou para discutir desafios e questões sobre o tema dentro e fora das vivências do nosso time. 

Foi neste momento que entendemos que Diversidade & Inclusão perpassa pelo nosso objetivo, nosso compromisso com a inovação e todos os nossos valores. Assim, nos movimentamos para institucionalizar uma iniciativa dentro da temática. 

Internamente, nossa missão passou a ser: promover e manter um ambiente sempre aberto para que todas, todos e todes possam ser quem são e, com essa riqueza de autenticidades, poder contribuir para a evolução constante do nosso time. E é exatamente nisso que eu e meus sócios e fundadores, Ronaldo Silva e Danilo Halla, acreditamos. 

Ações de Diversidade & Inclusão

Nosso primeiro passo foi mobilizar todas as equipes em um momento de reflexão sobre os desafios e objetivos deste compromisso. Em uma reunião geral da empresa, compartilhamos as dores que sentíamos e o que queríamos alcançar com esse projeto. E, assim, avançamos para os próximos passos, estruturando responsabilidades, entendendo quais atividades iríamos priorizar e como as colocaríamos em prática:

  • – Definimos uma pessoa responsável dentro da área de Pessoas como líder da iniciativa;
  • – Estruturamos um comitê de ação e apoio;
  • – Criamos uma política de compromisso com D&I e; 
  • – Com essas pessoas e o suporte do restante do time, criamos o Projeto de Diversidade & Inclusão 2018. 

Assim, nos últimos três anos de atuação, passamos por diversos movimentos, buscando focar na conscientização, aprendizado e familiaridade com as temáticas. 

Nosso interesse foi estabelecer as linhas gerais, abrir o diálogo e eliminar estranhamentos com a existência desse compromisso.

Também criamos ações de comunicação interna para apresentar mais informações sobre grupo sub representados, organizamos eventos para aprofundar os temas de D&I, mantivemos o time atualizado sobre questões presentes nas mídias e redes sociais e criamos espaços de discussão para que pudéssemos trabalhar dúvidas e reforçar os pontos fundamentais de Diversidade & Inclusão.

Continuamos a refinar nossas políticas internas e procedimentos. Além disso, criamos um mapeamento interno para entender nossos pontos de melhoria de representatividade e estamos investindo na capacitação de nossas lideranças para, cada vez mais, se identificarem e serem agentes de mudança dentro das nossas equipes.

Impacto em Diversidade & Inclusão

Mantivemos 40% de mulheres em nossa equipe desde 2019, mesmo dobrando o tamanho do nosso time. Também aumentamos a presença de pessoas LGBTQI+ em posições de liderança e de nível executivo de 5% para 20% de 2020 para 2021. 

Desde 2018, já temos algumas conquistas:

  • – Hoje, nosso time está cada vez mais presente em nossos encontros e discussões sobre o tema;
  • – Nossas trocas de ponto de vista são ricas tanto para o nosso produto, quanto para o time;
  • – Prezamos pelo exercício do feedback e recepção de dúvidas para que cada vez mais possamos aprender uns com os outros; 
  • – Nossas lideranças se envolvem com o desafio de promover um time mais diverso e demandam por atração de pessoas de grupos sub representados em nossos processos seletivos.

Diversidade & Inclusão para um futuro melhor

O compromisso com a Diversidade & Inclusão na I.Systems está apenas começando. Hoje, estamos passando do estágio de educação e conscientização para que realmente seja algo internalizado em nosso time.  

Estamos confiantes em avançar com ações cada vez mais resolutivas e complexas para promover mais oportunidades para as pessoas de grupos sub representados. Como próximos passos, queremos abrir mais portas para públicos diversos e manter o ambiente sempre saudável, respeitoso e construtivo. 

Para aqueles que, como nós, querem mudar o mundo com este compromisso, aposte na mudança com quem dá o exemplo na sua empresa. Invista no apoio do seu time e trabalhe com eles e elas de forma clara e intencional. Entenda seus desafios em coletivo e envolva todas as lideranças para que a missão faça sentido em todas as camadas da sua equipe. 

Depois disso, evolua um passo de cada vez.